Os corredores ecológicos são faixas de cobertura vegetal naturais ou seminaturais, que ligam Unidades de Conservação (UC‟s) ou fragmentos remanescentes, capaz de propiciar habitat ou servir de área de trânsito para a fauna residente nos remanescentes (Umeda et al., 2015; Caneppele et al., 2020).
Os CE‟s, também são vistos como importantes ferramentas para a conservação da flora e fauna, pois facilitam a dispersão de espécies e a recolonização de áreas degradadas, bem como a manutenção de populações que demandam para sua sobrevivência áreas com extensão maior do que aquelas das unidades individuais (Oliveira et al., 2016).
Em contrapartida, eles também podem trazer efeitos negativos associados, quando actuamcomo via de movimentação de espécies invasoras, e assim ocasionando impactos demográficos, impactos genéticos além de custos onerosos de implantação (Hilty et al., 2006). Ainda assim, os corredores ecológicos são vistos como a alternativa mais viável para promover a desfragmentação florestal (Ribeiro, 2009 e Almeida et al., 2016).
Funções dos corredores ecológicos
Os CE‟s são usados como estratégia conservacionista desde o início do século XX. As funções ambientais dos corredores ecológicos apresentadas por Valeri (2003); Castilho et al. (2015) e Perreira et al. (2016) são:
- Canal (conduit) - quando o corredor serve para a locomoção da componente faunística ao longo da paisagem;
- Habitats - quando os organismos/materiais encontram nos corredores condições param sobrevivência e reprodução.
- Filtros (filters) e Barreira (barriers) – Filtros (permeabilidade), quando é destinados à remoção de nutrientes, sedimentos e poluentes, provenientes do escoamento superficial, antes de atingirem os ecossistemas aquáticos. O termo “barreira” implica praticamente em impedir, bloquear.
- Fonte (source) e Ralo (sinks) - estas funções estão relacionadas com o balanço entre mortalidade e reprodução. Havendo prevalência da reprodução sobre a mortalidade dos organismos, o corredor desempenha função de fonte, caso a situação seja inversa, a função é de ralo.