Mente258

Conteúdo de qualidade para você se informar e se inspirar.

Explore Agora

Resiliência dos Solos: Causas e Efeitos

 

O solo é considerado um factor físico importante na resiliência do ambiente de bacias hidrográficas, sendo sua adequada utilização e conservação de suma importância nos processos que atuam sobre os corpos hídricos. Todavia, o ser humano o tem utilizado como um recurso inesgotável, buscando atender as suas necessidades atuais, e raramente na conservação para o uso futuro (Oliveira, 2018). Segundo o autor supracitado considera-se que a degradação das características físicas do solo pelo uso exaustivo, é um dos principais processos responsáveis pela perda da qualidade estrutural e o aumento da erosão hídrica.

Para Santana e Araújo (2017), o solo é um recurso natural de alta importância social, económica e ambiental. As práticas inadequadas de ocupação do solo são responsáveis em grande parte pelo processo de degradação, contribuindo para perda de solo e baixa produtividade. Os autores destacam que a erosão resulta da acção do impacto de chuva e da enxurrada sobre o solo. Esses acontecimentos transportam os nutrientes, a matéria orgânica e os defensivos agrícolas, causando prejuízo principalmente, para as actividades agrícolas.

De acordo com Santos et al. (2021), as acções antrópicas negativas e uso inadequado do solo ocasionam problemas ambientais, provocam a rápida sedimentação e assoreamento dos leitos, levando à redução na quantidade e qualidade das águas, sendo necessário caminhar para consciência ambiental sustentável.

A erosão é a principal causa da diminuição da fertilidade do solo e, consequentemente, da produção agrícola. Todos os processos erosivos causados pela água de chuva ou irrigação representam factor principal entre todos os outros tipos de mecanismos de perda da fertilidade do solo (Domingues et al., 2001). Sem cobertura vegetal sobre a superfície, há total exposição do solo à erosão hídrica provocada pela água da chuva (Zachar, 1982).

Segundo Nunes e Roig (2015), o mau uso e ocupação inadequada do solo pode arruinar a integridade das bacias hidrográficas. Na agricultura, as áreas com preparo de solo inadequado, resultam na erosão, assoreamento de rios e contaminação das águas, por uso excessivo de fertilizantes e agrotóxicos. Essa atitude deixa sequelas ambientais, conduz a um processo de lixiviação e ação antrópica, provocando grandes alterações no meio ambiente.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem