Ipas está a recrutar um(a) Director(a) Nacional/National Director
Local: Maputo, Cidade de Maputo, Moçambique
Ipas Moçambique é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, a operar em Moçambique desde 2018, com Sede em Maputo e escritórios provinciais em Nampula, Zambézia, Niassa e Cabo Delgado onde desenvolve em parceria com o Ministério da Saúde actividades de promoção, melhoria e prestação dos serviços de Saúde Sexual e Reprodutiva, Serviços Compreensivos de Aborto Seguro, Contracepção e Violência Baseada no Género (VBG), em colaboração com o governo, ONG’s, comunidades e outros parceiros. Cria condições para a oferta de serviços de saúde sexual e reprodutiva de qualidade, melhorando as infraestruturas dos serviços, disponibilizando equipamentos e capacitando os provedores e outros intervenientes de saúde na oferta de serviços.
O(A) Directo(a) Nacional é o principal representante do Ipas em Moçambique e responsável por liderar e avaliar os aspectos estratégicos, programáticos, operacionais e financeiros do Ipas Moçambique, contribuindo também para a liderança organizacional global. Lidera uma equipa geograficamente dispersa de profissionais multidisciplinares na definição e realização de objectivos e metas de longo prazo, bem como no planeamento, implementação, monitorização e avaliação de um conjunto de projectos destinados a melhorar a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos (SSR) em Moçambique, incluindo o acesso equitativo à contracepção, aborto seguro, saúde materna, serviços adaptados a adolescentes e jovens, e acções de advocacia política para promover a igualdade de género e os direitos humanos.
Este cargo estará sediado em Maputo, Moçambique e o(a) candidato(a) seleccionado(a) deverá ser moçambicano(a) ou possuir estatuto legal para residir e trabalhar em Moçambique. O Ipas não providencia assistência para obtenção de visto de trabalho nem outras acomodações destinadas a expatriados
Descrição da Vaga
Liderar o desenvolvimento e implementação do plano estratégico nacional, em alinhamento com a missão global e o plano estratégico global do Ipas, garantindo resultados de alto nível e impacto sustentável.
Contribuir para a missão e impacto global do Ipas, oferecendo liderança organizacional no país e na rede global do Ipas.
Promover práticas de liderança partilhada e não hierárquica em todas as relações de trabalho, garantindo que a equipa tenha autonomia e o apoio necessários para tomar decisões eficazes e que assuma, de igual forma, a responsabilidade pelos resultados.
Proporcionar uma visão inspiradora e motivação para que a equipa desempenhe ao máximo da sua criatividade e inteligência.
Fomentar uma cultura de colaboração e aprendizagem com nós regionais do Ipas em África e com a rede global do Ipas, apoiando o crescimento organizacional.
Cultivar parcerias sólidas e relações de trabalho eficazes com a Equipa da Rede de Apoio ao Programa (PST) e outras equipas/nós da rede global do Ipas.
Assegurar um ambiente de trabalho positivo, inclusivo e alinhado com os valores fundamentais do Ipas, promovendo a diversidade, equidade e escuta activa
Liderar com integridade, empatia e coragem moral, promovendo um ambiente de trabalho positivo e uma cultura organizacional livre de práticas de assédio, favoritismo, discriminação e nepotismo.
Liderar processos de mudança organizacional e promover a inovação institucional, assegurando a adaptação contínua da organização a contextos em evolução.
Assegurar que a estratégia nacional do Ipas esteja alinhada com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e com as políticas públicas nacionais relevantes.
Gestão Financeira e de Risco Liderar o desenvolvimento e implementação do plano nacional de mitigação de riscos, alinhado com os padrões globais do Ipas, garantindo desempenhos de alto nível. Assegurar a conformidade com as leis e regulamentos locais, incluindo registo, obrigações fiscais, protecção de responsabilidade e leis laborais. Supervisionar a adaptação e cumprimento das políticas, procedimentos e normas do Ipas. Assegurar a gestão rigorosa dos fundos e activos, garantindo uma boa relação custo-benefício e que o programa e projectos estejam preparados para auditorias. Implementar sistemas sólidos para o uso eficiente dos fundos e activos, incluindo controlos internos rigorosos para reduzir custos e prevenir desperdício, fraude e abuso. Assegurar sistemas robustos de conformidade com os contratos dos doadores, abordando aspectos estratégicos, programáticos, operacionais e financeiros. Promover a transparência e a responsabilização em todos os processos administrativos e financeiros.
Supervisão e Garantia da Qualidade dos Programas Apoiar os responsáveis e demais colaboradores da área Programática, assegurando a existência de sistemas e práticas robustas de gestão programática a nível nacional, em conformidade com os padrões internacionais do Ipas, abrangendo o desenho, a implementação e a monitorização de projectos. Participar em análises de alto nível e na resolução de problemas, de modo a assegurar resultados sólidos em conformidade com os compromissos assumidos nos projectos. Promover uma cultura de tomada de decisões baseada em evidências e incentivar práticas inovadoras de recolha e utilização de dados, com vista à melhoria do desempenho e do impacto dos projectos. Assegurar que o programa esteja alinhado com as prioridades nacionais de saúde sexual e reprodutiva e com os compromissos internacionais assumidos por Moçambique.
Mobilização de Recursos Supervisionar o desenvolvimento e implementação da estratégia nacional de mobilização de recursos, alinhada com os padrões globais do Ipas, garantindo um alto desempenho. Cultivar parcerias sólidas e relações de trabalho eficazes com doadores e parceiros externos. Trabalhar de forma colaborativa com a Equipa de Apoio ao Programa (PST), a área de Desenvolvimento e outras equipas da Rede Ipas, assegurando um desenho sólido de projectos, propostas de elevada qualidade e orçamentos precisos, alinhados com as prioridades e exigências dos doadores. Comunicação, Advocacia e Representação Supervisionar o desenvolvimento e implementação da estratégia nacional de comunicação, alinhada com os padrões globais do Ipas, garantindo resultados eficazes.
Posicionar o Ipas como líder do sector de Saúde Sexual e Reprodutiva (SSR), especialmente no acesso ao aborto seguro e à contracepção, em Moçambique e na África Austral. Representar e defender os direitos à saúde sexual e reprodutiva em Moçambique, a nível regional e global, promovendo a missão e a visão do Ipas; Construir e manter parcerias nacionais e regionais com instituições governamentais, doadores, universidades, ONGs locais, meios de comunicação e outros intervenientes estratégicos. Liderar iniciativas de advocacia institucional e representação estratégica junto de doadores, parceiros e decisores políticos, contribuindo para um ambiente legal e político favorável aos direitos das mulheres e raparigas, e comunicando o impacto da organização de forma convincente. Gerir a reputação institucional do Ipas em Moçambique, assegurando uma comunicação estratégica coerente com os valores e a missão da organização.
COMPETÊNCIAS E EXPERIÊNCIA REQUERIDA
- Grau mínimo de Licenciatura. Preferência por grau de mestrado ou superior em administração pública, políticas públicas, saúde pública, medicina, desenvolvimento internacional, género e desenvolvimento ou áreas relacionadas.
- Pelo menos 10 anos de experiência em liderança de equipas e gestão de projectos em Moçambique ou na África Austral.
- Pelo menos 3 anos de experiência prévia em funções de liderança sénior, idealmente no sector de SSR, incluindo pelo menos 2 anos em ONG’s internacionais.
- Sensibilidade intercultural; Experiência comprovada em contextos sociopolíticos complexos e em articulação com múltiplos actores (governo, doadores, sociedade civil).
- Conhecimento aprofundado do contexto moçambicano em matéria de saúde, desenvolvimento e política, preferencialmente incluindo aspectos relacionados com a equidade de género, legislação sobre aborto, políticas de saúde pública e dinâmicas culturais.
- Compromisso profundo e comprovado com a saúde e os direitos reprodutivos, a equidade de género, a inclusão social e a justiça reprodutiva, incluindo o compromisso com os cuidados contraceptivos e de aborto.
- Experiência comprovada em práticas de liderança partilhada e não hierárquica, bem como na gestão adaptativa de projectos complexos em Moçambique e na África Austral.
- Experiência na gestão de processos de mudança organizacional e na promoção da inovação institucional.
- Experiência na capacitação de organizações comunitárias e na gestão de programas de pequenos subsídios.
- Capacidade de viajar até 40% do tempo (nacional, regional e internacional).
- Ambiente de escritório típico, com necessidade de estar sentado ou de pé por períodos prolongados. Capacidade para levantar até 9kg.
Para candidatar-se:
NOTA
O IPAS está fortemente empenhado em proporcionar um ambiente de trabalho livre de todas as formas de assédio, discriminação e desigualdade. Recrutamos, empregamos, treinamos, promovemos e compensamos o nosso pessoal independentemente de raça, idade, sexo, religião, origem nacional, cor, credo, ancestralidade, cidadania, estado civil, estatuto de veterano, serviço militar, deficiência, informação genética, identidade de género, expressão de género, estado transgénero, orientação sexual, ou qualquer outra característica pessoal protegida por lei ou delineada pela política de Ipas.
No Ipas as vagas não se pagam e são estritamente observados os princípios de ética, integridade e transparência. O Ipas recomenda e encoraja a denúncia imediata de quaisquer actos contrários a estes princípios às autoridades competentes e/ou através dos canais internos de denúncias pelo website http://ipas.ethicspoint.com ou pelo endereço electrónico: ethics@ipas.org.